Meditação

MEDITAÇÃO - A TÉCNICA

21:13


Sente-se confortavelmente e faça algumas respirações profundas.  

Comece a observar os pensamentos que lhe chegam. Tome consciência deles e deixe que sumam em seguida. Não os evite nem os incentive. 

Não dê continuidade a nenhum pensamento. A tendência da mente é fazer associações. Quando vem o pensamento "preciso pagar uma conta no banco" a mente dá continuidade: "será que tenho dinheiro suficiente? Se não tiver, posso pedir emprestado ao fulano. Caso ele não possa emprestar...". E assim vai. Portanto, corte o fio antes que toda a meada se desenrole. 

Tente ver cada pensamento como um quadro estático, como uma cena de um grande vídeo-clip que não merece muita atenção. 

A mente está representando uma grande peça diante de você. Mas você não é o protagonista. Você é apenas o expectador. Portanto não se envolva. 

Caso haja uma grande confusão de pensamentos fluindo, apenas "olhe" essa confusão. Não tente controlar seus pensamentos, deixe que eles venham da maneira que vierem. 

Não espere nada de especial da sua meditação: fogos de artifício explodindo diante de você, deuses e iluminados desfilando, flores de lótus ou luzes maravilhosas. As imagens que surgem podem ser apenas produto da actividade mental, truques da mente para distraí-lo. Portanto, continue apenas observando como outro pensamento qualquer. Não se envolva com a beleza ou beatitude delas. Se elas forem mais que um produto da mente, você saberá. 

Com a prática contínua você será capaz de manter a mente em branco e ouvir a voz de sua intuição que também é um atributo do observador passivo.

 Inlakesh 

Meditação

O OBSERVADOR PASSIVO

21:13

Existem centenas, talvez milhares, de técnicas de meditação. Cada um deve descobrir a que melhor combina consigo e a que produz melhores resultados. Alguns preferem meditar com mantras, muitos gostam de observar a respiração e outros usam imagens ou símbolos. Porém, o que essas técnicas têm em comum é o fato de despertarem o observador passivo.
 
O observador passivo é aquela parte nossa que se mantém distante da turbulência da nossa vida diária. Ele é como um sábio que olha o vilarejo do alto de uma colina. Ele vê as pessoas correndo de um lado para outro, as crianças brincando, um cachorro procurando comida, alguém morrendo, um bebé nascendo, a geada queimando a colheita e nada disso o afecta. Ele permanece sentado no alto de seu monte, equânime, pois sabe que a dor ou a alegria brotam da mesma fonte e nenhuma delas é permanente. O observador passivo sabe que a verdadeira felicidade pertence ao Eu-Superior e que quando estamos conscientes dele, nada mais nos afecta. 

Mas ele também é um grande professor. Se você ficar com alguém 24 horas por dia observando como ele come, como se veste, como fala e age, como dorme, no final de uma semana você conhecerá muito dessa pessoa. Assim, se nos observarmos tempo suficiente, aprenderemos muito a nosso respeito. Aprenderemos como é que funcionamos, como agem nossos pensamentos e sentimentos, como eles influenciam nossas escolhas, etc. 

Quando desenvolvemos o observador passivo, podemos olhar de longe a paisagem de nossa vida e encarar os desafios que ela nos propõe com isenção de ânimos, sem deixar que o emocional nuble nossa percepção. É por isso que é tão fácil aconselhar um amigo com problemas. Como não estamos envolvidos emocionalmente, temos uma visão panorâmica da situação e podemos perceber as falhas e as possibilidades que ele não vê. 

Quando olhamos as coisas com uma certa distância, entendemos o contexto e os motivos por trás dos fatos. E, com essa compreensão, podemos encontrar saídas criativas, podemos ver portas onde antes parecia existir apenas muros. 


 In'lakesh

Mantra

EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO

21:26

Um dos exercícios mais simples é observar a respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelas narinas. Acompanhe seu caminho por todo o corpo. Repare nos movimentos da barriga, do peito. Veja se há movimentos ou sensações na pelve, pernas, cabeça, etc. Esteja com o ar o tempo todo.

Quando estiver em contacto com a natureza, sente-se diante de uma paisagem e observe-a. Ouça os sons, veja as cores, sinta os aromas mas não fique dando nome às coisas ou analisando-as: "esse cheiro deve ser daquela flor", "como é bonita a forma daquela montanha", "o som desses passarinhos me deixa tão relaxado...". Apenas ouça, veja e sinta sem criar frases na sua mente, sem ficar tagarelando internamente.

Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo. Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabeça e fluindo por todo o corpo. Mantenha sua atenção nesse fluxo.

Repita o mantra OM durante todo o tempo da sua meditação. Mantras são sons que trazem uma determinada qualidade de energia para quem os vocaliza. O mantra OM é um dos mais antigos do hinduísmo e sua qualidade é o equilíbrio e a serenidade. Ele nos traz energia e ajuda a clarear a mente. 

Olhe atentamente para um símbolo ou um objecto que lhe chame a atenção naturalmente. Pode ser um desenho, uma estatueta, um yantra (diagramas cósmicos do hinduísmo), etc. No Yoga, usamos o símbolo do OM para meditar (veja o desenho ao lado). Olhe para esse símbolo e envolva-se com ele. Observe-o atentamente até que você possa mantê-lo com clareza na sua mente, mesmo de olhos fechados.

Sente-se em silêncio e preste atenção a cada som que surgir ao seu redor. Ouça tudo ao mesmo tempo. Não se detenha em nenhum deles. Nenhum é mais importante do que os outros, nenhum é melhor ou mais agradável. Não julgue, apenas ouça. Evite relacioná-los com os objectos ou seres que os produzem. Permita-se ouvir o som puro e perceber sua qualidade intrínseca.

Você pode meditar com as cores também. Pergunte ao seu corpo de qual cor ele necessita para estar em harmonia. Aceite qualquer cor que lhe venha à mente. Imagine um grande jorro de luz dessa cor fluindo sobre você ou mergulhe num oceano tingido com a cor escolhida. Não se preocupe em "ver" a cor, você pode apenas senti-la com seus sentidos interiores.

Observe seus pensamentos e tente perceber o espaço que existe entre um e outro. Mesmo numa mente completamente confusa, os pensamentos surgem e desaparecem deixando um breve espaço entre si. Descubra esse espaço, nem que seja apenas um segundo. Observe-o e você vai perceber que ele começará a se ampliar. Ao penetrar nesse espaço em branco, você estará além da mente.

 Inlakesh

Meditação

DICAS PARA A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

21:09

A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação.

Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna erecta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas erectas. Use roupas que não apertem nem incomodem. 
Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranquilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranquilos e descansados. Porém, isso também é relativo e muito pessoal. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
A atenção deve estar voltada para o objecto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objecto escolhido.
Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objecto sobre o qual está meditando.

 Inlakesh

A vossa opinião conta e é muito importante

21:46

Olá a todos!

Gostaria de vos pedir para responderem a este inquérito, apenas demora no máximo 5 min do vosso tempo. É só clicar no link abaixo.
Desde já  fica aqui o agradecimento, pois as vossas respostas são fundamentais para a pesquisa que estou a fazer em relação aos conteúdos do nosso blog.
Muito grata a todos.

Inlakesh


Clique aqui para responder um inquérito

Meditação

I am That - Nisargadatta Maharaj

21:01


Para nós, ocidentais, meditar significa reflectir a respeito de alguma coisa. No oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo. Nisargadatta Maharaj, um mestre indiano, nos explica com simplicidade no seu livro I am That:
 
"Nós conhecemos o mundo exterior de sensações e acções mas, do nosso mundo interior de pensamentos e sentimentos, nós conhecemos muito pouco. O objectivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. O objectivo final é alcançar a fonte da vida e da consciência."

Assim, através da meditação vamos prestar atenção e descobrir como funcionamos. Como agimos em determinadas situações, porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranquilidade.

Grande parte dessa confusão é criada pela mente. Podemos dizer que ela é o instrumento de nossa consciência e contém a somatória de nossos condicionamentos, padrões de pensamento, nossa memória e nosso lado racional. 

A mente é como um lago agitado. Ao ver a lua reflectida nesse lago turbulento poderíamos supor que a própria lua é algo disforme e agitado, mas estaríamos totalmente enganados. Da mesma forma, quando olhamos para o reflexo do nosso Eu-Superior no lago inquieto de nossa mente, não conseguimos perceber sua verdadeira natureza. 

Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa essência. Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de acção e, assim, podemos transformá-los.


 Inlakesh

Energia

Exercício do Tambor do Céu

06:00



Friccione as mãos rapidamente até criar algum calor.

Tape os ouvidos com a palma das mãos, apoiando totalmente os dedos sobre o crânio.

Deslize os dedos indicadores de modo que fiquem apoiados sobre os dedos médios.

Sem mover os outros dedos e nem tampouco as palmas das mãos, golpeie os dedos médios com os indicadores.

Muito eficiente para organizar pensamentos e para livrar-se de dor de cabeça e rigidez no pescoço.


 Inlakesh

Energia

Casulo ou Escudo Protetor

18:30


Sente-se confortavelmente em lugar quieto e com pouca iluminação. 

Feche os olhos, inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca, usando os músculos do estômago e barriga por três vezes. 

Agora inspire profundamente, imaginando uma luz branca entrando pelo nariz, retenha a respiração por dois segundos e solte o ar pela boca, enquanto visualiza a purificação, ou seja; retenha a luz dentro de seu corpo e expulse as formas pesadas de energia em uma nuvem de fumaça acinzentada. 

Enquanto essa luz purificadora penetra em seu corpo ela forma uma espécie de luz que a transforma em uma estrela e resplandece sobre sua pele.

Você agora é uma estrela. 

Diminua a intensidade da respiração e vá trocando as cores do seu casulo protector, passando para o laranja, rosado, lavanda e por fim azul. Sinta a protecção de cada cor e escolha a que lhe proporciona maior segurança. 

 Inlakesh

Energia

Respiração Correta para Energizar-se

19:29



Normalmente respiramos de modo superficial e rápido, utilizando apenas os músculos do tórax. O ato de respirar correctamente é tão importante, e ao mesmo tempo parece tão simples que as pessoas não se dão conta de que estão respirando de forma errada, o que causa cansaço muscular, falta de energia, ansiedade e dores nas costas.

Observe, que ao realizar inspirações profundas, deve deixar o ar entrar pelo nariz como se estivesse enchendo um balão que tem o fundo dentro de sua barriga.
Deve inflar a barriga e não murchar. *Muitas pessoas fazem exactamente ao contrário.

Suas roupas devem ser folgadas o suficiente para permitir que seu pulmão possa inflar-se sem forçar os músculos do peito ou costas. Atenção ao elástico de seu sutiã!

Nunca use roupas com cintura apertada, pois o seu umbigo é um ponto receptor de energia muito importante em exercícios de recarga de energia vital.

Antes de qualquer exercício de relaxamento ou alongamento é importante fazer de 3 a 5 respirações lentas e profundas, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca.


 Inlakesh

Energia

Recarregando-se de Energia Vital

20:00


O melhor investimento em saúde e qualidade de vida que alguém pode fazer é dedicar a si mesmo alguns minutos do dia para meditar e fazer exercícios que devolvam a alegria e a energia. A serenidade e o equilíbrio interno se reflectem em todas as acções e decisões que sejam necessárias tomar, seja a nível laboral ou emocional.

Quando alguém permite ou crê que o que está fora tem prioridade, certamente vai se magoar muitas vezes e sofrer na própria carne o preço desta atitude. Tal descaso se manifestará em baixa defesa física; porta de entrada de todas as doenças físicas mentais e emocionais.
Viver sem prestar atenção às próprias necessidades é estar vivendo sobre uma corda elástica, que se estica e se aguenta ao máximo, porém vai perdendo sua capacidade de retornar ao seu ponto ideal. Em um certo dia se romperá. 

Este é um óptimo exercício para fazer cedo, antes de ir para o trabalho, ou antes de ter que sair outra vez para algum compromisso depois de um dia agitado. 


Instruções:

Cada etapa do exercício dura três minutos. Use uma música de reiki ou uma outra que tenha duração de três minutos e grave a mesma música em toda fita, assim a cada troca ou sinal sonoro é o momento de passar para o exercício seguinte.

Faça os exercícios sem interrupções de nenhum tipo.

1- Feche os olhos durante a realização do exercício, abra os braços e visualize luzes brancas entrando na palma de suas mãos e no alto da cabeça. Essa energia nutre todo seu corpo, ilumina sua casa e seu planeta. Ao primeiro sinal da música (fim de três minutos) levante bem alto os dois braços, encoste palma com palma, traga as mãos até a altura do peito, e coloque as palmas das mãos sobre o plexo solar, deixando-as por 3 minutos nesta posição.

2- Passe as mãos para o rosto, deixando o nariz entre as duas palmas e cobrindo os olhos por mais 3 minutos. Imagine que você usa uma roupa branca confortável e aconchegante, que a temperatura é agradável e um sentimento de tranquilidade e alegria invade seu corpo. Imagine que está caminhando descalça por um campo verde com flores amarelas, azuis e brancas que balançam delicadamente sobre a vegetação. Deite-se na grama, sinta sua agradável textura, inspire o perfume das flores. Olhe para o céu azul, com grandes flocos de nuvens brancas que se deslocam delicadamente deixando passar uma ténue luz faz com que seja possível sentir os raios de sol na palma de suas mãos e no rosto.

3- Uma aragem fresca vem da mata próxima onde pode-se ouvir o som de uma cachoeira.
Quando tiverem passado mais 3 minutos, coloque as mãos nas orelhas, formando uma concha, sem apertar. Visualize uma clareira e desça os degraus naturais formados por troncos e pedras. Ao pé da cachoeira tem um lago. Ande até o lago, sinta as pequenas pedrinhas brancas e rosadas que se deslocam a cada passo seu, e entre no lago aos poucos, sentindo a água levemente mais fria que a temperatura ambiente. Justo onde cai a água da cachoeira formou-se um arco-íris, dirija-se até lá e tome um gostoso banho, deixando a água cair nos ombros, no pescoço, nas costas, pelos cabelos e no rosto. (pode movimentar o pescoço, mas não retire as mãos das orelhas) Ao fim do exercício movimente o corpo, agite as mãos em círculos e fazendo movimentos de abrir e fechar os dedos, alongue o corpo todo se espreguiçando. Inspire.... expire ...profundamente e SORRIA.


 Inlakesh

Energia

Exercícios para equilibrar a Energia

19:12

Exercícios para equilibrar a Energia


Soltando as feras:
Inspire pelo nariz profundamente, até encher a barriga e pulmões de ar
Abrindo ao máximo a boca, solte a língua e estique-a para fora ao máximo, ao mesmo tempo que solta o ar com força. * Se puder fazer este exercício na grama fique em quatro e apoie as mãos na terra, como se fossem garras realmente. Se quiser gritar, melhor ainda.
Balões de ar:
Inspire profundamente pelo nariz, e solte o ar pela boca. Detalhe: solte o ar aos pouquinhos, fazendo um balão com as bochechas.

Soltando a língua:
Com a boca aberta e com língua solta movimente a cabeça de um lado para outro rapidamente deslocando alguns centímetros apenas, de modo que "balance" a musculatura do rosto. Tenha cuidado para não exagerar nos movimentos de rotação se não pratica actividades físicas habitualmente.

Exercício de Centralização e Relaxamento
Tire os sapatos, solte tudo que está apertando, tome um copo de água fria e sente-se numa cadeira ou sofá com encosto confortável. Sinta seus pés no piso, ou na grama (carpete e plásticos não descarregam energias densas) e vá descontraindo cada músculo de baixo para cima, até os músculos do rosto, da boca, dos olhos e couro cabeludo. Dê uma atenção especial para a musculatura dos ombros, braços e peitorais, sem esquecer de soltar a língua.  

Diálogo Interior

O pensamento tem poder infinito

17:49


O pensamento tem poder infinito.
Ele mexe com o destino, acompanha a sua vontade.
Ao esperar o melhor, você cria uma expectativa positiva que detona o processo de vitória.
Ser optimista é ser perseverante, é ter uma fé inabalável e uma certeza sem limites de que tudo vai dar certo.
Ao nascer o sentimento de entusiasmo, o universo aplaude tal iniciativa e conspira a seu favor, colocando-o a serviço da humanidade.
Você é quem escreve a história de sua vida - ao optar pelas atitudes construtivas - você cresce como ser humano(...).
Positivo atrai positivo.
Alegria chama alegria.
Ao exalar esse estado optimista, nossa consciência desperta energias vitais que vão trabalhar na direcção de suas metas.
Seja incansavelmente optimista. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma.
É humano e natural viver aflições, só não é inteligente conviver com elas por muito tempo.
Seja mais paciente consigo mesmo, saiba entender suas limitações.
Sem esforço não existe vitória.
Ao escolher com sabedoria viver sua vida com optimismo, seu coração sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir.

Pablo Neruda

Popular Posts

Like us on Facebook