Abandonando as Palavras

12:02

O homem está aprisionado por palavras. Todo o problema do homem está na linguagem. Abaixo da linguagem está o mundo dos animais e além da linguagem está o mundo dos deuses. Entre os dois está o mundo do homem, o mundo da linguagem, palavras – filosofias, escrituras, teorias e ideologias. A mente consiste de palavras.

A palavra é o tijolo de que o palácio da mente é feito. Lentamente, a pessoa precisa ir abandonando as palavras e entrar no silêncio. E isso não é difícil: uma vez que você tenta mover-se nessa direcção, isso começa a acontecer.


A realidade é quando todas as palavras desapareceram, quando você não está pensando mas você apenas é... quando não há nenhuma nuvem de pensamentos na mente senão consciência pura, desanuviada, um céu sem nuvens.


Quando não há nenhum pensamento não há nenhum tremor, nenhum vento soprando. Tudo fica tranquilo e quieto. Nessa quietude, a gente penetra a realidade. Realidade não pode ser pensada. Você pode vê-la, mas não pode pensar sobre ela.


Pensar sobre a realidade é afastar-se para longe dela, porque o que quer que você pense estará errado. Pensar é errado.Você vê uma rosa. O que você pode pensar sobre ela? No momento que você disser que ela é bela, você se afastou para longe da rosa, de sua facticidade, de sua realidade. Agora a mente penetrou nisso, ela diz que é bela.


Agora a palavra bela irá criar muitas outras associações, uma corrente começará. Você esquecerá da flor, você irá pensar sobre o homem que você costumava achar bonito ou um poema que você achava lindo. A flor fica esquecida. Agora você tomou um comboio de pensamentos. Ele é interminável enunca se sabe onde vai parar.


1) Quando você estiver perto de uma flor apenas fique com ela. Não deixe que nenhuma palavra se interponha entre você e a flor: veja aquilo que é. Apenas veja, totalmente alerta e consciente, e deixe de lado todos os pensamentos. Nesse intervalo a rosa revelará a realidade dela a você. Assim isso se torna meditação, uma meditação sobre a rosa.


2) Medite sobre a lua, medite sobre seu amigo. Olhe nos olhos dele e não pense.


3) Às vezes olhe para seu próprio rosto no espelho e não pense – apenas olhe. Deixe o olhar ser forte, poderoso, penetrante, mas não pense.Bem lentamente, haverá intervalos de silêncio, e esses intervalos trazem novas brisas ao ser.


Osho: Let Go! #8

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook