O Incenso

10:20


O incenso vem sendo usado por diversas religiões e crenças e, também por pessoas leigas com qualquer tipo de credo.

Os antigos, extremamente cautelosos em relação ao preparo de seus rituais, e do ambiente em que realizavam estes rituais, escolhiam os incensos mais apropriados para aquilo que desejavam e esperavam alcançar.
O uso dos incensos propagou-se pelo tempo, tornando-se um importante instrumento universal de meditação, purificação, proteção, não sendo errado acreditar em algumas afirmações encontradas em livros, e crendices, tais como:

I. Os incensos, uma vez utilizados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajudam o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores;
II. Associa o homem à divindade, o finito ao infinito. Alguns, ainda, afirmam que os incensos possuem a incumbência de levar a prece para o céu.

III. O incenso está relacionado ao elemento ar e representam a percepção da consciência que, no ar, está presente em toda parte, e pelo fogo que o aciona queima as influencias negativas Os Incensos são misturas de ervas, aromas, e componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente transportador das intenções humanas ao Astral.


O incenso possui:

Efeito psicológico – Decorre do simbolismo do uso do incenso, isto é, a fumaça do incenso, evolando-se e desvanecendo-se, no ar, é o símbolo da Ascensão da Consciência e sua Harmonização com a Divindade de sua devoção. O simbolismo provém da interação, por analogia, entre o fato físico da fumaça se elevar, desaparecer no ar, o ideal e desejo do místico de elevação de sua consciência e harmonização com o nível da sua Divindade. O efeito é o despertar, criar a vontade de ter um ideal elevado na mente propiciando o desenvolvimento espiritual. Isto sendo feito habitualmente, sob forma de ritual, desencadeia instantaneamente aquele despertar.

Efeito sensorial – É o mais evidente e consiste na sensação de consciência agradável ou sensação de bem estar geral, provocada pela fragrância do incenso. Trata-se então de um recurso dirigido ao sentido do olfato e também à memória olfativa, pois é certo que os perfumes sempre nos fazem relembrar situações da infância, de relacionamentos, etc. A reprodução dos vários perfumes da natureza, através dos incensos, possibilita ao Homem sintonizar-se com as forças positivas e criadoras na busca do que é bom e belo.

Efeito psíquico – A vibração do incenso pode estimular as funções de centros psíquicos, chakras, ou glândulas que regem o fluxo das energias no sistema nervoso humano. O resultado é a ativação desses centros psíquicos, o que estimula o despertar místico. Além destes efeitos podemos considerar o efeito psicológico do simbolismo do fogo, representado pela brasa do incenso. O fogo representa e sugere luz e transmutação.


Para usar corretamente o incenso, devemos tomar certos cuidados tais como:

1. Acender o incenso sempre com uma intenção clara, podendo ser um puro agradecimento, prece, meditação ou o que mais tiver em mente;


2. Nunca devemos apagar o incenso com sopros;


3. Tentar sempre escolher a fragrância ou mistura conciliando com o que buscamos;


4. Algumas crenças afirmam o fumo como sendo a transmutação da matéria em espírito , ou seja carvão com o aroma. Isso explica o porque da necessidade de se ter uma intenção.

TIPOS, FORMAS E FRAGRÂNCIAS

São muitas as marcas, tipos, formas e fragrâncias encontradas encontramos incensos de marcas nacionais ou importadas, que duram de 15 minutos, ½ hora e até uma hora. Na Índia, por exemplo, existe um tipo de incenso que sua duração chega até 6 horas, com uma fragrância muito suave que serve para serem utilizadas nos rituais nos templos. Esta longa duração é para a fragrância elevar as orações o tempo todo enquanto o ritual durar.


Podemos ainda encontrar incensos nas formas de varetas, cones, espirais, pó, ervas, resinas e as fragrâncias são as mais variadas possíveis. Quanto as varetas devemos estar atentos, as mais grossas causam fumaça escura que pode ser prejudicial a saúde, damos preferência as de bambu fino


Quanto às fragrâncias, precisamos encontrar aquela que corresponde com nossa intenção. Se sua intenção é conectar-se com as energias cósmicas, o aroma indicado será a âmbar, se a intenção é de sentir-se feliz, com alegria de viver, a indicada será a canela.


RITUAL PARA PURIFICAÇÃO

1. Inicialmente ofereça os incensos à Divindade e aos Santos da sua devoção;


2. Acenda uma ou mais varetas de incenso e movimente-as em círculos da esquerda para a direita ao redor das pessoas, ambientes ou objetos que se queira purificar;


3. Repita a seguinte oração enquanto movimenta os incensos:

"Que o Divino Ser que está presente em tudo, com a ajuda dos Deuses/Anjos/Santos/Protetores, possa purificar o meu corpo e minha mente,meu lar, meu trabalho e todos os seres do meu convívio. Atrair toda a ajuda do Universo para que ................................. (mencionar seu objetivo e repetir este ritual quantas vezes achar necessário);


4. Finalizar o ritual com a seguinte invocação:

"Se for da vontade dos Deuses, que assim seja! ".A fé num Poder Maior e a confiança na Força Interior nos ajudarão a superar todas as nossas dificuldades

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook