Meditar caminhando

12:02

Em seu livro, "Meditação Andando", o Mestre zen budista Thich Nhat Hanh explica como conseguir a paz interior, ao fazer caminhadas.

Com o corpo e mente relaxados, ao inspirar, diga para si mesmo "inspirando" e ao expirar, diga "expirando". Faço isto muitas vezes durante minhas caminhadas diárias. E, imediatamente, observo melhor a paisagem ao meu redor, fico mais presente e calmo, com mais entusiasmo e disposição.

Gosto também de andar e fazer muitas actividades, fazendo a repetição mental do mantra, pois além de ficar mais focado no momento presente, esta prática esvazia a mente de pensamentos inúteis e negativos.
Tenho praticado isto ao longo dos anos e é uma prática poderosa e transformadora. Repito Om Namah Shivaya mentalmente, muitas e muitas vezes ao dia, e assim, em vez de me preocupar sem necessidade, vou purificando a mente com a repetição do mantra que acalma as ondas mentais e cerebrais.
Experimente estas técnicas andando e também em outros afazeres seus e perceba como elas funcionam e o tranquilizam. Pode também repetir mentalmente uma frase mantrica como: "Eu sou a presença de Deus em acção". Com a prática, você vai perceber como vivia antes cheio de aflições, pensando no passado ou no futuro, e não vivia o momento presente.

Enquanto vai à padaria, enquanto vai a um supermercado, ou na fila de um banco repita mentalmente um mantra ou uma frase mantrica. Perceba como você vai ficando mais consciente, mais presente e confiante. No trânsito, aproveite para ouvir um Cd de mantras ou uma música new age bem suave. Lembre-se de relaxar e respirar.

Em seu livro 'Para Viver em Paz', Thich Nhat Hanh diz: "Segundo o Sutra da Mente Desperta", enquanto se lava a louça, deve-se somente lavar a louça, o que quer dizer: enquanto se está lavando louça deve-se estar totalmente cônscio do fato de que está lavando louça ".

Pode parecer tolice dar tanta importância a uma coisa tão simples, mas é justamente nas tarefas mais simples e quotidianas que aprendemos a meditar na acção, a estar totalmente presentes e conscientes de nossa própria presença, respiração, pensamentos, palavras e acções.

Descubra você também, na simplicidade de suas actividades quotidianas, a felicidade de estar presente no único momento que existe, o momento presente.

Desfrute do presente, este "presente precioso", e sinta como sua vida passa a ter mais entusiasmo, mais prazer e tranquilidade. Participe conscientemente do fluxo natural da vida e seja mais feliz.

In'Lakesh!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook