Dicionário de Óleos Essênciais

10:39




Óleos essenciais


Alecrim estimulante geral, revigorante, rejuvenescedor da pele, tira dores musculares, resfriados, melhora o humor e a memória. Acção intensa.


Bergamota anti-stress, antidepressivo, indicado em casos de tensão e medo.


Camomila anti-inflamatório, calmante, combate a irritação, auxilia em processos terapêuticos na busca de causas do sofrimento. Acção suave.

Laranja revigorante, alivia a ansiedade. Na aromaterapia, é conhecida por sua habilidade para afectar o humor e baixar a pressão arterial. O aroma de laranja é o preferido de muitas crianças, e, geralmente, elas se adaptam melhor à aromaterapia quando este aroma é incluído.

Lavanda  auxilia no equilíbrio físico, mental e emocional. Considerada poderoso desintoxicante, também pode ajudar a combater a insónia. Das diversas fragrâncias trabalhadas pela aromaterapia, a lavanda é a mais efectiva em relaxar as ondas cerebrais e reduzir o stress.

Limão activa a concentração e alivia o cansaço mental. Tem efeito antidepressivo. O forte aroma cítrico do óleo essencial do limão é utilizado para tratar dor de garganta, tosses e outras infecções. Ao ser inalado, ajuda a reduzir a pressão arterial. Também pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e melhorar a absorção de minerais, além de auxiliar na perda de peso. No Japão, o óleo essencial de limão é usado em difusores de escritórios e fábricas, pois se acredita que aumenta a concentração e a capacidade de memorização. Pesquisas comprovam que o aroma de limão é relaxante, o que aumenta a concentração. Como se considera que o limão estimula a mente enquanto acalma as emoções, inalar a essência pode auxiliar na tomada de decisões.

Manjerona afrodisíaca, a manjerona tem efeito analgésico e anti-infeccioso. Além disso, é considerada excelente para acalmar as ondas cerebrais.

Patchouli de aroma forma, o patchouli tem efeito antidepressivo. Seu aroma reduz o apetite e ajuda a aliviar dores de cabeça. Também é considerado estimulante sensual e afrodisíaco.


Rosa afrodisíaco, antidepressivo, auxilia em bloqueios emocionais, melhora a auto-estima e a segurança. Indicado para carência afectiva e crises de TPM.


Sálvia regulador hormonal, aumenta a criatividade e a inspiração, alivia a TPM .


Sândalo usado para depressão e tensão nervosa, facilita a meditação, é afrodisíaco masculino.


Tangerina melhora o humor e a disposição física.


Tea Tree é estimulante de energia vital.


Ylang Ylang antidepressivo e afrodisíaco, actua no combate à tensão, ansiedade e irritabilidade. Frigidez e stress também podem ser amenizados com o uso deste óleo essencial.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook