Mantras - Palavras de Poder

12:32


"Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido especialmente destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual". (Ashley-Farrand, 1999)

Etimologicamente, a palavra mantra deriva da raiz MAN e do sufixo TRA. MAN por sua vez deriva da palavra MANAS (mente) e significa pensar: TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle.

Podemos dizer que mantra é uma combinação de sons que nos auxilia a controlar a própria mente.

Num sentido mais amplo, pode ser definido como uma combinação de sons, feita dentro de uma certa disposição rítmica, com o fim de emitir vibrações sonoras que produzam efeitos determinados sobre a mente humana e sobre o ambiente.

Acredita-se que existe um mantra para todos os estados e todas as doenças e melhor ainda, para todos os problemas, de qualquer natureza. Todos podem ser resolvidos com a entoação dos sons convenientes e apropriados, porque cada mantra é um som, e as vibrações sonoras constituem a própria base do universo.
As doutrinas orientais atribuem enorme importância ao conhecimento e uso dos mantras.
É comum admitir que os efeitos de um mantra são reforçados com a repetição do mesmo : a entoação sem fim da fórmula aumenta o efeito de seus benefícios .

O mantra age sobre o espírito, permitindo gradualmente ao praticante compreender seu significado profundo. Sua constante repetição, sobretudo quando combinada com os pranayamas, ou técnicas respiratórias, contribui para suscitar um estado de transe e provocar uma iluminação mística.

A forma correcta de usar um mantra

O Mestre Egípcio Guardião da Luz Prateada (foi na vida terrena irmão do conhecido Serapis Bey e também chegou à ascensão ou nirvana) ensina que para um mantra dar certo temos que faze-lo com o coração, isto é, com vontade ou motivação própria e sem inibição.
Ter motivação significa ter motivos para fazer, por exemplo: vou fazer mantra para ser mais feliz, evoluir espiritualmente, ter saúde, equilíbrio, proteção, ser uma pessoa melhor, resolver meus problemas, porque gosto de fazer e etc.
Na anatomia humana, o esterno é o conjunto de ossos da parte da frente do corpo humano que junta quase todas as costelas. Quando fazemos um mantra com motivação o osso que une a parte inferior do esterno com a parte superior, vibra.
Veja na figura o esterno na anatomia:




Caso você não tenha encontrado o esterno na figura acima, ele está todo pintado da cor violeta, diferente dos outras partes, cujo só os contornos estão pintados da cor violeta.
Para sabermos se estamos praticando o mantra de forma efetiva, podemos tocar neste osso que une a parte superior e a inferior do esterno quanto estivermos praticando o mantra e ver se ela vibra.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook